.: TWP DESTAQUES DA SEMANA :. | CULTURA | 2º VARAL DE FOTOGRAFIA ACONTECE NESTE DOMINGO (28) - CAPOEIRA E SUAS DISTINÇÕES | ECONOMIA | TERESINENSES APROVEITAM OS ÚLTIMOS DIAS DE REDUÇÃO DO IPI | ESPORTE | ATUALIZAÇÕES DO FUTEBOL PIAUIENSE | EDUCAÇÃO | DECISÃO DO STF FOI PRECIPITADA, AFIRMAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE JORNALISMO - CAFÉ FILOSÓFICO ACONTECE NO AUDITÓRIO DO CENAJUS | SAÚDE | RISCO ANUNCIADO DO USO DO CIGARRO | SEGURANÇA | PIPAS PODEM TRAZER PREJUÍZOS E LUCRO - SEGURANÇA GARANTIDA NO XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS | CURIOSIDADES | DIA DO DISCO VOADOR É COMEMORADO HOJE(24) PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL DE UFOLOGIA

sábado, 23 de maio de 2009

Entrevista com Carmen Carvalho, coordenadora do programa de requalificação do centro de Teresina

Carmen Carvalho, coordenadora do programa de requalificação do centro de Teresina, esclarece ao Teresna Web Press acerca da construção Shopping da Cidade.

Textos e foto por Joyce Viana
joyce_helane@hotmail.com
Carmen Carvalho

Teresina Web Press - Quando o Shopping da Cidade será entregue?

Carmen Carvalho - A entrega está agendada para o dia 29 de junho aos teresinense

TWP - A estrutura atende à demanda de camelôs?

Carmen - Quando iniciamos esse projeto, fizemos o levantamento do universo de camelôs que ocupavam uma determinada área do centro da cidade. Essa área corresponde aos limites definidos pelas praças: João Luiz, da Bandeira, do Liceu e a Saraiva. Então, todos os ambulantes que estavam estacionados nessas vias públicas, nesses limites, foram contados para ser definido o tamanho do Shopping. Naquela oportunidade, nós tínhamos em torno de 1800 camelôs. Eles foram cadastrados em 2006 e é com esse número que o projeto trabalha. Claro que depois do início da construção, gerou uma série de expectativas, o que trouxe alguns novos vendedores para o centro. Esses, infelizmente, não serão contemplados pelo projeto.

TWP – Eles reclamam do espaço por ser uma área pequena, pela quantidade de mercadorias que eles tem. Como isso poderá ser resolvido?

Carmen – Toda a concepção do projeto passou por negociações, diálogos com os representantes desses ambulantes. Fizemos, inclusive, reuniões gerais com todos eles, com a diretoria do sindicato para chegarmos a um consenso e um padrão que atendesse a todos. É bom informar que o boxe tem uma área maior do que a que hoje é permitido pela prefeitura a eles no centro da cidade, ou que eles ocupam lá que seria uma área de um metro por oitenta centímetros. Enquanto que no Shopping a dimensão do menor boxe é de 1,5m por 1,5 m,enquanto os outros são de 1,80m por 1,5m.

TWP - Outra crítica é pelo espaço por ser quente, uma vez que a estrutura do boxe do Shopping é metálica. Como isso pode ser resolvido?

Carmen – A estrutura realmente é metálica. Entretanto está protegida do sol e da chuva. Quanto à temperatura, Teresina é quente independente de onde você esteja. A própria concepção arquitetônica do shopping é aberta, não tem paredes nas laterais exatamente para permitir ventilação, e trazer um pouco a sensação de rua que eles tem, só que com conforto e segurança uma vez que eles não vão estar expostos nem a chuva nem a sol.

TWP – Eles tem depósitos para guardar suas mercadorias de forma gratuita?

Carmen – O depósito é dentro do próprio boxe. Eles tem uma área de comercialização, e na parte superior uma área para guardar estoque. É bom ressaltar que essa estrutura foi desenvolvida a fim de atender os pequenos comerciantes. Alguns deles tem estrutura de lojas e , por isso, poderiam alugar um ponto e montar seu próprio comércio.


Comente esta matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário