Texto: Amanda Sandes
abtriz@gmail.com
A capoeira, de origem africana, contém aspectos de artes marciais e dança em que privilegia a música popular africanas.Ela foi desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, e tem como caracteristicas golpes rápidos , complexos que se assemelham a danças em que se utilizam pés, mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, ou seja, o corpo todo em uma sintonia quase acrobática.
Hoje, a capoeira é dividida em três tipos: Capoeira de Angola (tradição, Mestre Pastinha), Capoeira Regional (tradição, Mestre Bimba) e somente Capoeira que tem como caracteristica forte a junção de elementos de outras artes marciais.
A capoeira de Angola é conhecida como capoeira mãe, tem como caracteristica movimentos predominantemente baixos, ou seja, ultiliza muito as mãos apoiadas no chão e pernas em pouca altura e flexionadas e o tronco e a cintura a baixa altura.
A capoeira Regional já sai mais da base do chão com movimentos mais altos.
Tem também uma ramificação das duas, principalmente da reginal, que é o Maculelê em que ultilizam bastões de madeira.
Em teresina existe grupos visam difundir a capoeira bem como as danças africanas como Raízes do Brasil ,Cordão de Ouro, dentre outras.
De 6 a 11 de julho ocorrerá em Teresina XII Encontro de Capoeira das Américas e Europa, realizada pela Associação Cultural de Capoeira Raízes do Brasil do Piauí. Esse encontro oficiará como Mestre o Contra-Mestre Touro.
Comente esta matéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário