Grandes personalidades do cenário jornalístico nacional marcaram presença na manhã desta sexta – feira, no segundo dia de INTERCOM. Além do bate-papo com o jornalista José Marques de Melo, que aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Educação – CCE da Universidade Federal do Piauí – UFPI, os responsáveis pelo site globoesporte.com, Tiago Meirelles e Robinson Vasconcelos participaram do painel sobre Jornalismo Esportivo. O bate-papo aconteceu no auditório do Centro Tecnológico – CT da instituição.
Os dois não são formados em Jornalismo, mas, se identificam tanto com esporte que resolveram se dedicar somente a isso.Segundo eles, "vivemos esporte e trabalhamos esporte."
Eles veem que o advento das tecnologias multimidiáticas vem a favorecer o meio jornalístico em que eles trabalham. Para eles “não vai deixar de ser importante a presença do jornalista, do cronista, mas nós agora podemos ter o reforço das tecnologias, de todas as ferramentas midiáticas.”
Para eles, “não é necessário que o jornalista saiba usar todas as ferramentas, mas é necessário saber transmitir bem a informação, saber português, saber ler e se informar. É bom que domine a gravação de áudio, vídeos, editar fotos, páginas, enfim, ser multimidializado."
A redação do Globo Esporte é composta por 80 pessoas no território do Rio de Janeiro, São Paulo e ainda conta com um repórter no Rio Grande do Sul para cobrir os times Internacional e Grêmio. Há 10 repórteres equipados com celulares para que eles mesmos filmem. Em média, são publicados 4.000 textos por mês, sendo 3.000 próprios. São cerca de 100 jogos em tempo real e 6000 fotos publicadas por mês, 60 vídeos cortados por dia, tirando os de fabricação própria.
Texto e fotos: Ana Virgínia Santos
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir