.: TWP DESTAQUES DA SEMANA :. | CULTURA | 2º VARAL DE FOTOGRAFIA ACONTECE NESTE DOMINGO (28) - CAPOEIRA E SUAS DISTINÇÕES | ECONOMIA | TERESINENSES APROVEITAM OS ÚLTIMOS DIAS DE REDUÇÃO DO IPI | ESPORTE | ATUALIZAÇÕES DO FUTEBOL PIAUIENSE | EDUCAÇÃO | DECISÃO DO STF FOI PRECIPITADA, AFIRMAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE JORNALISMO - CAFÉ FILOSÓFICO ACONTECE NO AUDITÓRIO DO CENAJUS | SAÚDE | RISCO ANUNCIADO DO USO DO CIGARRO | SEGURANÇA | PIPAS PODEM TRAZER PREJUÍZOS E LUCRO - SEGURANÇA GARANTIDA NO XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS | CURIOSIDADES | DIA DO DISCO VOADOR É COMEMORADO HOJE(24) PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL DE UFOLOGIA

terça-feira, 16 de junho de 2009

Registrados mais de 1000 casos de violência contra mulher somente até março deste ano em Teresina

Foram mais de 300 ameaças só até meados de junho deste ano
Texto, vídeo e fotos por Joyce Viana
joyce_helane@hotmail.com
Atualizada em 22 de junho de 2009 às 18:03

Em 2008, foram registrados mais de 2000 casos somente na delegacia especializada dos Direitos da Mulher, no Centro de Teresina. A capital piauiense ainda conta com outras duas delegacias especializadas nesse tipo de crime, uma no bairro Buenos Aires, zona Norte, e outra no Dirceu, zona Sudeste.

Mônica dos Santos, de 24 anos, mora em Macapá e veio à Teresina para dar entrada em sua aposentadoria, pois toma remédio controlado e não tem condições de trabalhar, por ter crises convulsivas. Ela é uma das mais de 1000 vítimas que registraram ocorrências somente até março deste ano. “Meu pai,quando era casado com minha mãe batia muito nela e ela o denunciou e agora ele tem que pagar cerca de 23.000 reais para ela de indenização, e agora foi a minha vez de sofrer com isso. Ele golpeou minha cara com um pedaço de madeira e ainda ameaçou me matar. Depois que eu o denunciei ele ainda me agrediu três vezes”, afirmou ela.


Mônica dos Santos, 24 anos.

Quanto ao crescente número de vítimas desse tipo de delito, a delegada Vilma Alves, que atende na delegacia especializada dos Direitos da Mulher, a tendência é crescer devido ao grau de conscientização da mulher para com seus direitos constitucionais e agora com a consagração da lei Maria da Penha. Ela afirmou que “a lei Maria da Penha, que agora vai completar três anos, tem demonstrado e até num bojo de seus dispositivos, que a mulher não pode mais desistir, ela tem que continuar”.


Vilma Alves, delegada.


A delegada destacou que “o que está faltando para que haja esse seguimento do procedimento imposto pela lei Maria da Penha é a criação do juizado Especial. Não tenho nenhuma dúvida que com a criação dele, nós vamos sentir o resultado imediato em relação às penalidades dadas aos agressores”.


Todavia, ainda existem casos em que o boletim de ocorrência é registrado, mas o inquérito não é instaurado. Na delegacia da mulher no bairro Buenos Aires, até maio deste ano foram 416 ocorrências e apenas 70 inquéritos instaurados. È o exemplo ainda de Mônica Santos que não quer que seu pai seja preso. “Não quero que ele seja preso, pois ele depende do trabalho dele para sobreviver, quero que ele só assine um termo se comprometendo a não me machucar mais” disse ela.


Para a delegada ainda “graças à lei, isso é uma preocupação nossa, ela estar em pleno vigor, isso tanto na nossa parte (delegacia especializada dos Direitos da Mulher) como das outras duas delegacias. Nós trabalhamos com esse objetivo de fazer com que a lei exerça seu papel pleno e eficácia seja realmente respeitada” disse ela.


Confira entrevista completa com a delegada Vilma Alves


Leia mais:

Lei Maria da Penha

Maria da Penha está entre as três melhores leis do mundo contra violência, diz relatório


Comente esta matéria

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário