.: TWP DESTAQUES DA SEMANA :. | CULTURA | 2º VARAL DE FOTOGRAFIA ACONTECE NESTE DOMINGO (28) - CAPOEIRA E SUAS DISTINÇÕES | ECONOMIA | TERESINENSES APROVEITAM OS ÚLTIMOS DIAS DE REDUÇÃO DO IPI | ESPORTE | ATUALIZAÇÕES DO FUTEBOL PIAUIENSE | EDUCAÇÃO | DECISÃO DO STF FOI PRECIPITADA, AFIRMAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE JORNALISMO - CAFÉ FILOSÓFICO ACONTECE NO AUDITÓRIO DO CENAJUS | SAÚDE | RISCO ANUNCIADO DO USO DO CIGARRO | SEGURANÇA | PIPAS PODEM TRAZER PREJUÍZOS E LUCRO - SEGURANÇA GARANTIDA NO XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS | CURIOSIDADES | DIA DO DISCO VOADOR É COMEMORADO HOJE(24) PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL DE UFOLOGIA

terça-feira, 16 de junho de 2009

Le Parkour chegou em Teresina


O esporte francês ganha adeptos na capital do Piauí


Texto: Amanda Sandes
abtriz@gmail.com
Vídeo: Amanda Sandes e Renée Moura


Um novo esporte, de origem francesa, está ganhando força em Teresina. O Le Parkour (LP) quem em português pode ser traduzido como o percurso, o deslocamento, tem como base o movimento de uma pessoa de um ponto para outro de maneira mais rápida possível e quebrando os limites de habilidades do corpo humano.

O objetivo central do Le Parkour é quebrar obstáculos e superar limites e por isso muros, escadas, árvores, prédios são escolhidos como centro de treinamento do Le Parkour. Homens que praticam Le Parkour são reconhecidos como Traceur e mulheres como Traceuses. Esse esporte que não tem classificação exata (pode ser radical, ou de artes marciais), foi fundado pelo Francês David Belle.

O Le Parkour em Teresina existe a basicamente três anos e congrega pessoas entre 15 e 20 anos, mas seus integrantes afirmam que limitação de idade não existe e que o esporte pode ser praticado por todos aqueles que tenham disposição para fazê-lo. O local escolhidos para os treinos deles é a Praça Pedro II (centro de Teresina)e eventualmente em outros lugares que eles consideram interessantes para o esporte.

Daniel Lee (estudante, 16 anos) como é conhecido no grupo, diz que esse esporte não recebe nenhum apoio de entidades, e que os movimentos dos Le Parkour fazem com que muitas pessoas taxem os praticantes de marginais e que o esporte serve para bandidagem. Ele afirmou que o propósito do Le Parkour Teresina é difundir essa modalidade de esporte pela cidade, mostrar o lado positivo e desmitificar essa idéia errônea do Le Parkour.

Conheça alguns movimentos do Le Parkour:

Aterrissagem / aterragem - Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares

Equilíbrio - Equilíbrio em barras ou murosRolamento- Rolamento evasivo a fim de amortecer, ou criar embalo após um amortecimento.

Salto do gato -Salto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãos.

Salto de precisão- Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno.

Subida - Subida em um lugar usando os braços, sem ajuda das pernas, como o exercício de barra.

Tic tac - "Chuta-se" um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto.

Confira o vídeo com a conversa com o integrante Daniel Lee e alguns movimentos do esporte:







Saiba mais:

Veja mais vídeos no nosso Canal no You Tube
Comunidade orkut Le Parkour Teresina


Comente esta matéria

4 comentários:

  1. Trecho do texto:

    "O objetivo central do Le Parkour é quebrar obstáculos e superar limites e por isso muros, escadas, árvores, prédios são escolhidos como centro de treinamento do Le Parkour."

    Não quebramos obstáculos apenas os ultrapassamos. Se quebrarmos os obstáculos onde vamos treinar nossas técnicas?

    Ultrapassamos obstáculos.

    ResponderExcluir
  2. qual o dia que vces fazem este esporte la na praça pedro segundo

    ResponderExcluir
  3. QUERO aprender a praticar, queria saber se vocês estão treinando novatos, se sim....quero saber como faço para ir aprender...com vocês.....

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito interesse em prática r parkour

    ResponderExcluir