.: TWP DESTAQUES DA SEMANA :. | CULTURA | 2º VARAL DE FOTOGRAFIA ACONTECE NESTE DOMINGO (28) - CAPOEIRA E SUAS DISTINÇÕES | ECONOMIA | TERESINENSES APROVEITAM OS ÚLTIMOS DIAS DE REDUÇÃO DO IPI | ESPORTE | ATUALIZAÇÕES DO FUTEBOL PIAUIENSE | EDUCAÇÃO | DECISÃO DO STF FOI PRECIPITADA, AFIRMAM ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DE JORNALISMO - CAFÉ FILOSÓFICO ACONTECE NO AUDITÓRIO DO CENAJUS | SAÚDE | RISCO ANUNCIADO DO USO DO CIGARRO | SEGURANÇA | PIPAS PODEM TRAZER PREJUÍZOS E LUCRO - SEGURANÇA GARANTIDA NO XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE FOLGUEDOS | CURIOSIDADES | DIA DO DISCO VOADOR É COMEMORADO HOJE(24) PELA COMUNIDADE INTERNACIONAL DE UFOLOGIA

domingo, 31 de maio de 2009

Entrevista com Clóvis Júnior, Secretário Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAM

Ele fala sobre a Semana do Meio Ambiente que começará nesta segunda-feira, 01 de maio, e ainda, acerca do título “Cidade Verde” que foi atribuído à Teresina

Texto e video por Joyce Viana
joyce_helane@hotmail.com

Clóvis Júnior, secretério municipal do meio ambiente

Teresina Web Press: Teresina ainda faz jus ao título de “Cidade Verde”?

Clóvis Júnior: Isso é muito relativo. Hoje algumas cidades já se fazem dizer “Cidade Verde”. Na verdade, o meu pensamento e o meu coração acreditam que a nossa referência continua sendo essa. Mas, para que a gente continue com essa referência é preciso ajudar a cidade, devemos trabalhar muito e até combater o desenvolvimento da cidade que fere muito à questão do verde. Então, para isso, todas as entidades, seja do governo ou da prefeitura, devem trabalhar para que possamos manter não o nome “Teresina, Cidade Verde”, mas a nossa referência como “Cidade Verde”.

Assista trecho da entrevista


TWP: Os teresinenses estão mais conscientes em relação à importância da preservação da cidade?

Clóvis Júnior: A partir do lançamento do projeto Verde Que Te Quero Verde, há dois anos e meio, tenho percebido, sobretudo com o volume de denúncias, de procura à secretaria (do meio ambiente), e até mesmo à prefeitura, também está consciente que faz parte do planeta. Ou seja, que fazemos parte da questão do aquecimento global, já tem em torno de 80% da sua população uma consciência do trabalho que devemos fazer pelo meio ambiente da cidade.

Assista trecho da entrevista

TWP: O projeto Teresina Verde que te Quero Verde, que iniciou em 2007, e plantou mais de 65.000 mudas naquele ano. E em 2008 esse número aumento. Este ano o projeto continua? E qual sua meta?

Clóvis Júnior: Trabalhamos de 2007 até o final de 2008 em torno de 150.000 mudas plantadas, que foi a meta que estabelecemos. Dessas, 64.000 foram plantadas pela própria prefeitura, e o restante trabalhadas com a comunidade, com a colaboração das igrejas, polícia federal, escolas, faculdades, etc. Houve uma mobilização de toda a população no engajamento no projeto Teresina Verde Que Te Quero Verde. Em dezembro encerramos a primeira fase com o plantio de 150.000 mudas, e tínhamos como objetivo repor a questão do verde. E um segundo objetivo, cientificamente comprovado, que se a gente conseguir que essas 150.000 cheguem à fase adulta, Teresina reduzirá sua temperatura em 1,7°C que é uma vantagem e um grande conforto. E se a gente não trabalhar o verde urbano, por causa do aquecimento global, a temperatura pode chegar aos 45ºC em média. Reiniciamos a segunda fase do projeto com o objetivo de plantar 200.000 mudas até o final desta administração do prefeito Sílvio Mendes, com isso, serão mais de 350.000 mudas plantadas nas duas administrações dele.

Assista trecho da entrevista


TWP: Como foi o engajamento da população no plantio dessas árvores?

Clóvis Júnior: Fizemos um trabalho de educação ambiental bastante consistente e conseguimos passar, através da cooperação da mídia, o engajamento da população. No início a prefeitura procurava às comunidades e empresas para trabalharmos esses projetos. Depois nós que fomos procurados e apareceram diversos projetos de diversas empresas, e órgãos públicos.

Assista trecho da entrevista

Semana do Meio Ambiente

TWP: Dia primeiro de Junho inicia a Semana do Meio Ambiente. Qual a programação?

Clóvis Júnior: Optamos por trabalhar por opções práticas. Não fazermos debates localizados, como discutir em praças e ficarmos somente na parte teórica. Resolvemos aplicar o que a SEMAM tem em educação ambiental e arborização para que a população sinta que nós temos realmente os trabalhos na área prática. Estaremos trabalhando a parte de educação com três projetos existentes que são: Parque Escola, Caravana Ambiental e o Pintor Limpeza, e ainda lançaremos quatro novos projetos, sendo três na área de educação ambiental e o outro na área de arborização. Ao todo, serão sete projetos iniciados nesta semana que irão continuar com a SEMAM até o final da gestão do atual prefeito.

Assista trecho da entrevista

TWP: A Semana do Meio ambiente acontece em vários pontos da cidade?

Clóvis Júnior:
Sim. Principalmente envolvendo as escolas que são o principal foco da questão da educação ambiental. Serão 15 escolas envolvidas, duas associações de moradores e a comunidade de forma geral. Um ponto importante é a apresentação dos trabalhos para os diretores das redes municipal, estadual e particular de ensino, para que com a gente, participem dessa corrente, pois os alunos são o ponto essencial do trabalho.

Assista trecho da entrevista


TWP: A população estará engajada no projeto?

Clóvis Júnior: Esperamos que sim e contamos com ela. Sem a participação da população não conseguiríamos levar os projetos adiante. Esperamos continuar com a credibilidade da população não só dos teresinenses como de prefeituras do interior do estado e, inclusive, já fomos procurados por prefeituras de outros estados como Ceará, Maranhão e até Espírito Santos.

Assista trecho da entrevista

Comente esta matéria


Nenhum comentário:

Postar um comentário